quarta-feira, 22 de junho de 2011

Encontrei um pingüim em Saquarema!... O que devo fazer?

SOBRE OS PINGÜINS

 
Os pingüins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) são aves marinhas que se reproduzem na costa da Argentina, Chile e Ilhas Malvinas. Anualmente, eles migram em direção à costa brasileira, acompanhando cardumes de peixes, e depois retornam. Nos meses de inverno, durante seu período de migração, é comum encontrar animais encalhados nas praias brasileiras, na sua maioria indivíduos jovens. 

Esses pingüins são diferentes daqueles que vivem em regiões geladas. Por isso, caso seja necessário transportá-los, não devemos colocá-los no gelo: eles podem morrer!

Como o Brasil encontra-se na rota migratória dessa espécie, os pingüins são considerados Fauna Silvestre, protegidos pela Lei 9.605/1998. Portanto, é crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar qualquer animal dessa espécie sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.
 
Jamais leve um pingüim para casa!!!

Quando avistar um Pinguim (ativo ou não ativo) nas praias de Saquarema, comunicar ao órgão competente para tomar as devidas providências. Alguns telefones para contato:

* Chefe de Salva-mar de Saquarema - Renato Simas: (22) 9938-2259
* Supervisor do Salva-Mar - Luiz Carlos: (22) 9969-8713
* Salva-Mar - Saulo Bravo: (22) 7836-3975 ID 88*13596

A PRAIA É PARA TODOS!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente - Plantio de mudas nativas na Restinga da Praia de Itaúna em Saquarema

O Projeto Jardins de Itaúna em parceria com a EMATER, NEA-BC, Projeto Grãos de Arte e Agenda 21 comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho de 2011, plantando idéias para um Mundo mais Sustentável!



Para este dia tão especial foi programado um pequeno plantio de mudas nativas da restinga na praia de Itaúna - casarão, com o intuito de melhorar as condições de uso da praia aliada à preocupação com o meio ambiente e sadia qualidade de vida para todos. Contamos com cerca de 40 pessoas e plantamos aproximadamente 80 mudas de Pitanga, Aroeira, Maracujá-da praia e Castanha-da-praia.  




A vegetação de restinga ocorre em solos arenosos, e é resistente à exposição solar intensa, salinidade, solos pobres, ventos fortes e escassez de água. Ela tem grande importância para conservação da praia, pois atua como barreira contra a ação de ventos e ondas, retém a água da chuva, fixa a areia e serve de abrigo para numerosas espécies da fauna. Quando está sobre dunas este tipo de vegetação é considerada como Área de Preservação Permanenete (Código Florestal. Lei nº. 4771/65)



O plantio destas espécies foi feito primeiramente nos locais onde a vegetação é pouco densa ou em áreas de solo exposto, colaborando assim com a recomposição desta área. 


Além do plantio, houve uma pequena roda de conversa, distribuição de jornais, panfletos e mensagens ecológicas para uma conscientização conjunta, através da multiplicação de informações pertinentes ao meio ambiente, coleta de lixo e micro-lixo nas areias da praia e no final um grande abraço coletivo para estarmos cada vez mais unidos!!!   


A NATUREZA AGRADECE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

SUAS ATITUDES VALEM MUITO!!


Agradecimentos especiais ao Helio - EMATER, Telma - CACS, Lu Torquato - NEA-BC, Sol Angel - Instituto Ondas do Futuro, Pedro Melo, Marisa Alves, Dulce Tupi - Jornal O Saquá, Marcia Montojos - Sec. Comunicação de Saquarema e Gilmar Magalhães - Secretário de Meio Ambiente de Saquarema.

A PRAIA É PARA TODOS!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

WQS Prime Oakley Coca-Cola - Educação Ambiental, Inclusão Social e Plantio de mudas na restinga

Durante os dias 24 à 29 de maio de 2011 no Campeonato WQS Prime 6 estrelas que aconteceu nas areias da praia de Itaúna em Saquarem, o Projeto Jardins de Itaúna levantou sua bandeira "A PRAIA É PARA TODOS", promovendo atividades de Educação Ambiental e Inclusão Social através da parceria de Instituições e colégios do Município.

Foram desenvolvidas palestras sobre a importância do Ecossitema de restinga, Oceanografia,  História do surf,  Política dos 5Rs, o mal do plástico, entre outros temas pertinentes ao meio ambiente.




Além de palestras e roda de conversa com os alunos, houve plantio de uma muda representativa para cada instituição, aproximando os alunos do interesse em ajudar o  Planeta, colocando a mão na "massa", ou melhor na "terra" para colher um futuro melhor para todos. 


 Dentre outras atividades foram desenvolvidas brincadeiras de equilíbrio;



e gincana de coleta de micro-lixo, onde o ensinar brincando faz parte da nossa filosofia, pois estabelece uma captação maior de informações dentre os alunos, aprendendo que pequenos resíduos que descartamos sem cosnciência podem prejudicar o meio em que vivemos e afetar outros seres vivos fatalmente.




 A equipe do Projeto Jardins de Itaúna juntamente com surfistas, a galera da organização, ativistas, jovens e interessados na questão ambiental, promoveu um dia de plantio de mudas na restinga. Foram plantadas aproximadamente 200 mudas, como: Pitanga, Aroeira, Maracujá-da-praia e castanha-da-praia. 



A gincana de frases ecológicas aconteceu em parceria total com a ONG Anima Verde, SOS praias e ASS. Foram registradas mais de 50 respostas: Por que proteger o meio ambiente? Uma resposta mais interessante do que a outra. Parceria Total!!





Além destas ações, houve uma mobilização para a distribuição de preservativos através da Secretaria de Saúde de Saquarema, grande Marcelo Mourão!!

Parabéns pelo trabalho de todos!
O nosso meio ambiente agradece!!!
A PRAIA É PARA TODOS! 

VLW EQUIPE!!! 


Agradecimentos especialíssimos à Escola Municipal Orgé Ferreira dos Santos,  Instituto LACCES, ONG Viva Verde - Jussara Soriano, ONG S.O.S. Praias - Helô e Marcelo e Carla Koebsch.