quarta-feira, 17 de março de 2010

Proteção e Recuperação da Vegetação Nativa de Restinga e Dunas da Praia de Saquarema - RJ.

Começou sábado 11 de julho de 2009 a implantação do projeto Jardins de Itaúna, desenvolvido pela prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Objetivo: cercar a praia e replantar mudas nativas da restinga numa área de 1400 metros. Este trabalho visa preservar a vegetação nativa e assim garantir a contenção natural do mar nos dias de ressaca.

" Esta ação vem se somar a outras que a prefeitura de Saquarema vem administrado para a preservação de nossas praias, como as leis já sancionadas pela Prefeita Franciane Motta, que proíbem o tráfego de veículos e a presença de animais domésticos nas areias." Disse o Secretário de Meio Ambiente, Gilmar Rocha de Magalhães.

O projeto jardins de Itaúna é um sonho antigo do surfista local Cristiano Gago Motta, conhecido em Saquarema como Gula, que desde o início do atual governo, se empenhou em tornar realidade a colocação de cercas. No lançamento do projeto, houve colaboração da ONG International Surfreider Fundation.

"Nesses anos todos temos realizado vários trabalhos defendendo as praias do litoral brasileiro e agora chegou a vez de Saquarema." Declarou Glen Suba, diretor de ativismo e gerente de projetos da entidade.

O projeto nesta primeira fase está cercando a área da vegetação na reagião do Point em Itaúna, e numa segunda fase, o projeto prevê recuperar toda orla de Itaúna.
No Brasil, chama-se restinga um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. Ou ainda, de acordo com a resolução 07 de 23 de julho de 1996 da CONAMA:



" Entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais, fisionomicamente distintas, sob influência marinha e fluvio-marinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima ".


A vegetação de Restinga tem papel fundamental na edificação do ecossistema costeiro, pois o solo não constitui a principal fonte de nutrientes, é sobretudo a vegetação o suporte vital deste ecossistema.
É classificada oficialmente como Formação Pioneira de Influência Marinha. Além de ser essencial para a fixação da areia, ajudando a manter a largura da faixa da praia no controle do avanço do mar.


A restinga preservada facilita o controle, em zonas urbanas costeiras, de espécies com potencial para pragas como cupins, formigas, escorpiões e baratas. Tem, ainda, importância ornamental e paisagística, encontrada nas orquídeas, bromélias e outras epífitas.
Caso esta vegetação seja destruída, o solo sofrerá intensa erosão pelo vento, o que ocasionará a formação de dunas móveis, causando riscos para o ambiente costeiro como para a população.


A praia de Itaúna, uma das mais cobiçadas da América Latina para ondas grandes e perfeitas, é também um importante ponto para o lazer dos moradores da cidade e ao turismo do Estado.


Você faz parte desta iniciativa. Colabore!!


* Não ultrapasse os limites demarcados na restinga;
* Respeite a flora e a fauna da praia;
* Deixe apenas suas pegadas e leve apenas fotos e boas lembranças;
* Não encomode os animais, faça parte da natureza;
* Jogue seu lixo nas lixeiras. A fauna marinha e costeira vem sofrendo muito com a vasta quantidade de plásticos e demais resíduos no mar.


A PRAIA É PARA TODOS!!